NOVO LIVRO: Rubén Darío no Brasil

Lançado na Nicarágua o livro “Yo Pan-americanicé: Rubén Darío en Brasil”  (Manágua, Ed. HISPAMER, 2018, 179 páginas, ISBN 978-99964-42-94-0).

Escrita em espanhol, a obra trata das duas vistas do poeta nicaraguense Rubén Darío ao Brasil em 1906 e 1912. Na primeira oportunidade, o Príncipe das Letras Castelhanas esteve no Rio de Janeiro como membro da delegação de seu país à III Conferência Pan-americana, tendo interagido com Joaquim Nabuco, Graça Aranha, Machado de Assis, Fontoura Xavier, Elísio de Carvalho, entre outros brasileiros.

No Ro de Janeiro, em 1906, Darío escreveu o poema “Salutación al Águila” um hino em favor do pan-americanismo, em contradição com toda sua obra anterior e posterior, de marcado tom antiamericano.

Em 1912, já reconhecido pelo público brasileiro, Darío retorna ao Brasil e visita, além do Rio de Janeiro, a cidade de São Paulo.

Além de descrever com detalhes inéditos e corrigir erros factuais e interpretações equivocadas dos mais consagrados biógrafos de Rubén Darío, o livro faz uma resenha da visão de Darío sobre o Brasil e traz o inventário de todas as referências ao Brasil e aos brasileiros na obra do grande poeta e jornalista nicaraguense.

 

PANAMERICANICE Capa.jpg

 

SUMÁRIO

Agradecimiento y fuentes

Presentación

Introducción

Identidades: Rubén Darío y la invención de América Latina

Brasil, Río de Janeiro, 1906: identidades en transformación

Rubén Darío en Brasil antes de 1906

Al mare, con Joaquim Nabuco

Encuentros y desencuentros cariocas

La condesa X

Salutación al Águila

La segunda estancia de Darío en Brasil

El Brasil por la pluma de Darío

El ditirambo brasileño

Conclusión

***

Deixe um comentário